O Município de Portalegre reforça a sua aposta no turismo com o lançamento, esta segunda-feira, 29, do primeiro roteiro turístico pela cidade com recurso a áudio-guias.

O pontapé de saída deste projecto foi dado com a disponibilização, na plataforma izy.Travel, do “Tour Urbano”, um percurso turístico por 31 locais emblemáticos da cidade, como museus, palácios e conventos, e ainda cerca de 90 pontos de interesse, como o Mercado Municipal ou a Igreja do Bonfim, entre outros.

Na prática, os turistas ou visitantes podem ficar a conhecer a cidade a partir do seu smartphone, através de áudio-descrições dos locais por onde passam, que contam a sua origem e história. Para tal basta que descarreguem gratuitamente a aplicação, disponível nas lojas virtuais dos sistemas Android e IOS.

Os áudio-guias foram realizados por Sérgio Carvalho e contam com a verificação histórica do Professor Doutor António Ventura, sendo que o percurso está disponível em quatro línguas, nomeadamente português, inglês, francês e espanhol.

De acordo com a presidente da Câmara, Adelaide Teixeira, com este projecto «Portalegre dá um passo em frente» no sector do turismo, sendo «umas das [das locaidade portuguesas] pioneiras nesta plataforma internacional».

A autarca referiu ainda que este roteiro vem no seguimento de uma aposta levada a cabo pela Câmara no sector do turismo que incluiu o lançamento de um vídeo promocional ou mesmo a renovação dos folhetos turísticos da cidade e das freguesias.  

«Estre projecto vem trazer-nos mais responsabilidades e vem fazer com que sejamos mais exigentes connosco próprios», afirmou, adiantando que todos estes projectos «estão ajustados» e que  «um dos objectivos era que todos os edifícios propriedade do Município fossem reabilitados, o que está praticamente feito», disse, lembrando as intervenções dos Paços do Concelho, Casa Museu José Régio, Conventos de Santo Agostinho e Santa Clara e Igreja da Misericórdia.

Já João Nuno Cardoso, vereador com o pelouro do turismo, disse que o “Tour Urbano” é o primeiro de alguns percursos que «estão em preparação», sendo intenção «criar um roteiro pelas freguesias, um percurso regiano, um tour para quem corre e outro de automóvel pela Serra de S. Mamede», aponta, justificando que a plataforma foi agora apresentada pensado nos actuais visitantes, «que vêm para Portalegre não para ir para locais fechados mas para passear pelo espaço público»

Por seu turno, Sérgio Carvalho, responsável pela criação dos audio-guias, considera que este «foi um trabalho muito gratificante» e que «é sempre bom fazermos algo para a cidade onde vivemos». «Acho que ficou bem, ficou bonito e era algo que Portalegre precisava e vai-nos dar uma notoriedade muito maior lá fora ».

O Tour urbano de Portalegre, o primeiro de uma série de guias a serem disponibilizados gratuitamente online, terá um percurso por locais como o Colégio de São Sebastião/Câmara Municipal de Portalegre, Praça da República, Convento de São Francisco, antiga Fábrica Robinson, Palácio Achioli/Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Palácio Avillez/PSP, Manufactura de Tapeçarias de Portalegre, Casa Museu José Régio, Porta de Alegrete, Castelo de Portalegre, Convento de Santo Agostinho/GNR, Palácio Visconde de Portalegre, Palácio dos Condes de Melo/Palácio D. Nuno de Sousa, Fonte da Boneca, Palácio Barahona/Arquivo Distrital de Portalegre, Igreja de São Tiago, Café Alentejano, Convento de Santa Clara/Biblioteca, antigos Paços do Concelho, Sé Catedral, Museu Municipal de Portalegre, Paço Episcopal, Miradouro da Porta do Crato, Palácio Amarelo, Museu das Tapeçarias de Portalegre, Porta da Devesa, Igreja de São Lourenço, Palácio Póvoas, Plátano do Rossio, Mosteiro de São Bernardo e Calvário.

O percurso está disponível na plataforma izy.Travel através do seguinte endereço: https://izi.travel/pt/browse/1723bd03-f1b7-4c20-ad5a-525ccdc03654/pt

Mais Notícias