O Plátano do Rossio é o grande vencedor do concurso nacional “Árvore do Ano 2021”, tendo obtido um total 2.401 votos na votação online, anunciou hoje a organização do concurso.

Considerado como um dos ícones de Portalegre, o Plátano era a única árvore da região Alentejo a concurso e vai agora representar Portugal no concurso europeu “TREE OF THE YEAR 2021”.

A Câmara de Portalegre, que candidatou o Plátano ao concurso, já reagiu à sua eleição como “Árvore do Ano”, agradecendo a todo os que votaram no “Bem-Amado”, nomeadamente «portalegrenses que residem no nosso concelho, portalegrenses da diáspora, alentejanos e todos os outros, que amam Portalegre e o Alentejo, por terem divulgado em massa esta iniciativa».

Descrito como “o Bem-Amado”, o Plátano do Rossio foi plantado em 1838, sendo o maior da Península Ibérica com 7m de perímetro de tronco e 37m de diâmetro de copa, em caramanchão.

O Plátano é considerado um do ex-libris da cidade de Portalegre, pois «guarda em si, nas suas longas e robustas pernadas, anos e anos de memórias colectivas e segredos infindáveis. Há muito que é lugar de encontros e reencontros, ali nasceram clubes, associações e bandas filarmónicas. De admirável resiliência, continua a pasmar admiradores, a ouvir desabafos de solitários e a inspirar artistas», lê-se na descrição.

Mais Notícias