Facebook

Páscoa é sinónimo de Chocalhada na aldeia de Salavessa

chocalhada salavessa 2019

Regressa mais um ano à aldeia de Salavessa, a Chocalhada que se realiza no próximo sábado, pelas 11h, promovida pela Comissão de Festas de Salavessa. Esta tradição revive-se há mais de 100 anos e detém características únicas e diferentes de todas as restantes que ainda perduram.


Esta tradição consiste numa caminhada comum percurso em redor da aldeia em que os habitantes e visitantes caminham pela natureza, fazendo soar os seus chocalhos que possuem diversos tamanhos, assim como sonoridades.
Esta tradição servia antigamente para afugentar os maus espíritos da aldeia e dos residentes, assim como pedir bênção para os rebanhos de grande abundância em tempos na aldeia.
Após a caminhada, realiza-se um almoço-convívio para os participantes e durante a tarde haverá um arraial e um Baile da Pinhata.
Refira-se que a Arte Chocalheira é, desde 1 de Dezembro de 2015, Património Cultural Imaterial com Necessidade de Salvaguarda Urgente, título atribuído pela UNESCO, pelo que esta tradição tem como objectivo não só preservar, mas também divulgar a aldeia e as suas tradições.
Actualmente a aldeia de Salavessa conta uma centena de habitantes, sendo que, em anos anteriores, cerca de 500 pessoas associaram-se à Chocalhada.
Este ano o programa da SIC "Olhó Baião", transmitidos nas manhãs de fim-de-semana, estará presente na aldeia, a partir das 9h, para acompanhar em directo a Chocalhada.

e-max.it: your social media marketing partner

1ª Página

PUBLICIDADE

ANSR

RTP Notícias

 

Links Úteis